TGS - Teoria Geral de Sistemas Resenha do livro
A teoria dos sistemas já vem de muito tempo onde, os processos existente não eram ordenados. Ela começou com a base da biologia onde se verifica o estudo dos seres na qual deveria ser implantado a teoria de sistemas, eram considerados sistemas abertos, ou seja com interação do ambiente. Essa teoria de sistemas gerada por Ludwig von Bertalanffy é a extensão da físio-quimica, da cinética e da termodinâmica convencionais.
Conhecendo e analisando várias partes de pesquisas sendo dele ou de outros cientistas, achou que a teoria geral de sistemas poderia ser aplicada em todos os setores de conhecimento, com o objetivo de conseguir ordenar os processor, e ter uma visão dinâmica das coisas estudadas.
A Teoria geral de sistemas auxiliou na criação de um pensamento sistêmico vindo da humanidade na qual com sua aplicação tivemos crescentes avanços em várias áreas aplicadas, para ter assim uma ordenação dos dados para se obter um objetivo. Com essa teoria criada, hoje podemos fazer o uso em analises de sistemas na qual sua base é verificar os dados e transforma-los em informações que sirvam de utilidade para a sociedade.
Ao sistemas podem ser compostos desde sistemas da química, das moléculas, dos seres vivos estudados, ou da sociedade, entrando em uma área bem abrangente que é as empresas, podendo assim ter uma visão mais geral dos sistemas e descobrir suas bases e núcleos.
Há diversas classificações para sistemas. Eis algumas: concretos X abstratos: sistemas concretos existem fisicamente; abstratos, são modelos ou representações do mundo físico naturais X artificiais: sistemas naturais existem na natureza e artificiais foram criados ou inventados pelo Homem. abertos X fechados: sistemas abertos realizam trocas com o meio-ambiente; sistemas fechados, não.
A cada processo feito na pesquisa e engrenado eram vistos novos problemas e desafios, até como a apresentação da própria teoria geral de sistemas que ao perder seus arquivos