estudante de economia
Resumo
O texto procura analisar alguns aspectos metodológicos do pensamento de Keynes, tais como a posição de Keynes sobre o individualismo e a organicidade no sistema econômico, a questão do método indutivo ou dedutivo na economia, o caráter moderno ou pós-moderno do pensamento de Keynes e, finalmente, a questão da retórica no seu discurso científico. A conclusão, além de destacar a importância da retórica como recurso metodológico, ressalta a complexidade do pensamento de Keynes, um autor que transita do individualismo para o organicismo, sem anular o papel das ações individuais, reunindo traços da modernidade e da pós-modernidade, bem como a unidade da experiência e da razão no processo do conhecimento.
Palavras-chave: Keynes, método, individualismo, pós-modernidade, retórica.
Abstract
The paper aims to analyse some aspects of Keynesian econmic methodology, as individualism and organicism, inductive or deductive method, modernism and postmodernism, persuasion and rethoric. The conclusion remarks the importance of rethoric, the change from individualism to organicism, preserving the role of individual actions, the unity of inductive and decuctive methods in economics, and the modernity and postmodernity of the complexe economic thought of Keynes.
Key Words: Keynes, Method, Individualism, Postmodernism, Rethoric
JEL – B41
1. Introdução
Nas últimas décadas, observou-se um crescente interesse de economistas em discutir os fundamentos metodológicos do paradigma teórico de Keynes. Embora Keynes não tenha dado um tratamento sistemático aos aspectos metodológicos de sua teórica, isto não significa que ele desconsiderasse sua importância ou deixasse de abordá-los. Ao contrário, Keynes os aborda ao longo de sua vasta obra e destaca sua relevância, para fundamentar seu pensamento, especialmente na medida em