Estudante de economia
Departamento de Economia e Relações Internacionais
* Análise Fundamentalista utilizando o Economática e o Editor de Planilhas para o setor de Construção.
Utilizando o software economática foram filtradas somente as empresas com data do último balanço igual a 30/06/2012, em seguida definiu-se o Brasil como país sede, e os índices financeiros escolhidos foram Liquidez Corrente, Ciclo Financeiro, Ciclo Operacional, Margem Líquida e Dívida Bruta/Patrimônio Líquido. O setor a ser analisado é o da construção.
O setor da Construção foi escolhido aleatoriamente, já os índices financeiros foram escolhidos devido ao seu grau de explicação perante uma análise fundamentalista, estando ciente de que muitos outros índices deveriam constar nessa análise para que obtivessemos uma resposta mais real, porém foram escolhidos os que fizessem mais sentido, principalmente para esse setor. Não seriam selecionados nenhum índice relacionado a estoque por exemplo, porque o ramo da construção não trabalha com estoques.
- Analisando os índices:
Liquidez Corrente (QUANTO MAIOR, MELHOR): Os índices de liquidez de uma empresa representam sua capacidade de cumprir suas obrigações na data do vencimento. Decorre da capacidade de a empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimento e financiamento. Para uma melhor interpretação desse índice, deve-se complementar o estudo com a análise do ciclo financeiro e operacional.
Ciclo Financeiro (QUANTO MENOR, MELHOR): Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas.
Ciclo Operacional (QUANTO MENOR, MELHOR): Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente.
Margem Líquida (QUANTO MAIOR, MELHOR): refere-se a porcentagem de cada unidade monetária de receita de vendas que permanece após a dedução de todos os custos e despesas, incluindo juros e impostos.