esquizopfrneioa
1318 palavras
6 páginas
PERGUNTA 11. Entre as teorias que se ocupam da inteligência e de seu desenvolvimento, encontramos a Teoria dos Dois Fatores. Luiza tem uma filha de 5 anos e, interessada em conhecer mais sobre esta teoria, procurou Maria Bernadete, pedagoga e coordenadora do ensino infantil em uma escola de Guarulhos. Sobre esta teoria, Maria Bernadete informou que:
I- É uma teoria que destaca o nível elementar de abstração para solucionar uma tarefa intelectual.
II- Um dos fatores é o fator g, que se refere ao nível elementar de abstração, necessário para a solução de qualquer tarefa intelectual, tais como a lógica, a coerência.
III- Um dos fatores é o fator s, que refere-se a raciocínios específicos, e são necessários para a solução de algumas tarefas, tais como o raciocínio numérico, a orientação espaço-temporal, entre outras.
Sobre as afirmações de Maria Bernadete, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a.
Todas as afirmações são falsas
b. As afirmações I e II são verdadeiras.
c.
Todas as afirmações são verdadeiras.
d.
As afirmações II e III são verdadeiras.
e.
As afirmações I e III são verdadeiras.
0,8 pontos
PERGUNTA 2
1. Nos casos de esquizofrenia, a pessoa pode distorcer o significado dos estímulos captados pelos órgãos dos sentidos, e acredita que suas sensações estão acontecendo realmente. Trata-se de um fenômeno conhecido como:
a. Percepção delirante
b. Alucinação
c.
Eco do pensamento
d. Paranoia
e. Difusão do pensamento
0,8 pontos
PERGUNTA 3
1. Marco tem 69 anos e trabalha há 35 anos como engenheiro civil em uma grande construtora brasileira que desenvolve projetos não só no território nacional, mas também na América Latina. Marco tem observado progredir a frequência de lapsos de memória que têm comprometido sua performance. Ele observa o aumento da dificuldade de evocar na sua memória, seja espontânea ou intencionalmente, eventos e dados relevantes. Pensando no problema de Marco, podemos afirmar