Historia da administra o
THAYSLÂNY CHRYSTHYAN DOS SANTOS
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Levantamento Bibliográfico
BRASÍLIA/DF
04 de maio de 2015
Thayslâny Chrysthyan dos Santos - 201503686761
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Levantamento Bibliográfico
Orientador (a): Prof. José Eduardo Gomendes
BRASÍLIA/DF
04 DE MAIO DE 2015
Introdução
O presente trabalho vem com o objetivo de fazer um levantamento bibliográfico sobre a história da administração, escolas da administração, desafios da gerência e suas tendências.
A palavra administração vem do latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, tendo como objetivo alcançar as metas definidas e/ou planejadas.
Administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticado especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privada, mistas ou outros.
A história da Administração
Para muitos estudiosos de Administração, a sua historia inicia-se na Suméria, em torno do ano 5000 a.C., quando os antigos sumerianos buscavam melhorias das formas de contornar situações problemáticas em suas práticas cotidianas, assim exercitando a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.
Em seguida, na China de 500 a.C., a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o Império, a Constituição de Chow, com seus Oto regulamentos e as regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Os prelados católicos, já na Idade Média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os