MEDICALIZAÇAO DA SOCIEDADE 1
PSICANÁLISE, PSICOPEDAGOGIA E PSICODRAMA
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TRABALHO DE GRUPO
“A MEDICALIZAÇÃO NA SOCIEDADE”
NATAL-RN
2015
VICTOR LÚCIO FREIRE
BRUNO DA SILVA ÂNGELO
MEDICALIZAÇÃO, O QUÊ?
Medicalização é um processo através do qual o modo de vida dos homens é apropriado pela medicina e que interfere na construção de conceitos, regras de higiene, normas de moral e costumes prescritos – sexuais, alimentares e de comportamentos sociais.
A medicalização é particularmente afetada pela manutenção de esteriotipos sócio culturais e religiosos.
MEDICALIZAÇÃO
A sociedade brasileira vive um processo crescente de medicalização em todas as esferas sociais. Diariamente somos submetidos a inumeras informações na área da saúde, dizendo o que devemos e o que não devemos comer, como nos devemos comportar, que prevenções devemos fazer para ter uma vida saudável.
(CFP, pg.14)
MEDICALIZAÇÃO
Uma vez classificadas como “doentes” as pessoas tornam-se
“pacientes”
e, consequentemente “consumidores” de tratamentos, terapias e medicamentos, que transformam o seu próprio corpo no alvo dos problemas que, na lógica medicalizante, deverão ser tratados individualmente.
(CFP, pg. 13)
MEDICALIZAÇÃO
Segundo Freud, 1912, são observáveis dois tipos de doença. No primeiro tipo sobressai uma mudança no mundo externo, no segundo a tônica recai sobre uma mudança interna.
Conforme o primeiro tipo, adoece-se por uma vivência; conforme o segundo, por um processo de desenvolvimento psíquico em que a medicalização estará em segundo plano.
MEDICALIZAÇÃO
A MEDICALIZAÇÃO AO LONGO DO TEMPO
Para uma reflexão sobre o processo de medicalização no século XXI, vamos analisar como foi a construção social do processo de saúde, até à atualidade.
•GRÉCIA
- A causa das doenças era decorrente de causa externa.
Primeiros registros da epidemiologia com Hipócrates
- Medicina científica
•ROMA
- Registro de nascimentos e óbitos;
- Saúde de caráter mágico-religioso
MEDICALIZAÇÃO
MEDICINA ÁRABE
-