Resumo de biologia 10 ano
Achatamento até à forma de disco, com uma massa densa e luminosa de gás em posição central, o proto-sol, correspondente a cerca de 99% da massa da nébula.
Durante o arrefecimento do disco nebular, em torno do proto-sol ter-se-á verifi¬cado a condensação dos materiais da nébula em grãos sólidos.
As regiões situadas na periferia arrefeceriam mais rapidamente que as próximas da estrela em formação. Uma vez que a cada temperatura corresponde a condensação de um tipo de material com determinada composição química, terá ocorrido uma separação mineralógica de acordo com a distância ao Sol. Em cada uma das zonas do disco assim originadas, a força da gravidade pro¬vocaria a aglutinação de poeiras, que formariam pequenos corpos chamados planetesimais, com diâmetro de cerca de 100 m. Os maiores desses corpos atraíram os mais pequenos, verificando-se a colisão e o aumento progressivo das dimensões dos planetesimais. Todo este processo, denominado acreção, conduziu à formação de corpos de maiores dimensões, os protoplanetas, e, posteriormente, aos planetas.
Nessas condições de elevada temperatura, a Terra e outros planetas terãc sofrido dois fenómenos que contribuíram para a sua configuração actual: dife¬renciação e desgaseificação.
O primeiro fenómeno, resultante do movimente dos materiais mais densos para o interior da Terra, por acção da força