Tge - atividade
DISCENTE: PAULO HENRIQUE LIMA LEMOS
TURMA/TURNO: DIREITO NOTURNO
DOSCENTE: EDMAR JOSE DA SILVEIRA
1. A importância do pensamento de Maquiavel para a ideia de Estado
A obra O príncipe é um manual que visa auxiliar um novo príncipe a manter o poder e o controle do seu Estado. Apresenta exemplos da espécie de situações e problemas que esse príncipe poderá ter que enfrentar e aconselha-o de modo circunstanciado quanto ao modo de lhe fazer face. Perpassa nele um esboço de sugestão de que o novo príncipe teria chegado ao poder de seu Estado por causa de uma conjugação do destino com o seu próprio valor. Sobre O príncipe, de Nicolau Maquiavel, responda:
a) Por que é mais difícil ao novo príncipe manter o poder do que a um governante hereditário? Segundo Maquiavel, as dificuldades se originam em parte nas inovações que são obrigados a introduzir para organizar seu governo com segurança. Se um príncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o que pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa – o povo. Deste modo, o príncipe respeitando a cultura local, se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube, porém, se tal fato ocorrer, poderá reconquistá-lo na primeira oportunidade oferecida pelo usurpador. Maquiavel ainda fala que na medida em que o soberano não ofende seus súditos e não mostra motivos para o povo odiá-lo, estes o quererão bem. O novo príncipe deve extinguir toda a linhagem de seus antigos governantes, mas não pode deixar que haja divergência de costumes.
b) Maquiavel cita exemplos de um príncipe que conquistou o poder por meio da sua própria virtude e de outro que o conseguiu pela fortuna. Quais são os exemplos que apresenta? É citado como exemplo de um príncipe que ascendeu ao poder por virtù (virtude) própria: Rei de Nápoles, o que de Milão e outros, encontraremos neles em primeiro lugar