Tga NOVA 2 Parte
Aula-tema: A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola
Clássica Fayol.
Frederick Taylor
Frederick Taylor é considerado pelos estudiosos como o “Pai da Administração Cientifica, foi o fundador a teoria da Administração Cientifica. Em sua tese, acreditava que com o estudo de tempos e movimentos da produção, teriam a otimização e a maior produtividade, sem o estremo cansaço da mão de obra.
Segundo CHIAVENATO, Adalberto 2006, a administração científica de Frederick Taylor, trouxe a abordagem de pagar melhor salários e baixos custos de produção, aplicar métodos de pesquisa a melhor maneira de exercitar tarefas, treinamentos das pessoas para a melhor execução das mesmas, relação intimas e cordial entre o administrador e o colaborador, estudos de tempo e movimento (cronometrando) unidades básicas de trabalho.
Segundo Taylor os princípios para a Administração Cientifica são:
Principio do Planejamento– Fazer a substituição dos métodos empíricos, ou seja, baseado em situações já vivenciadas pelo colaborador (experiências), por procedimentos científicos. Reduzir a improvisação e aumentar o planejamento da produção através de métodos científicos.
Principio do Preparo – Selecionar os colaboradores de acordo com suas aptidões, de acordo com o que são mais preparados e remanejá-los para as funções adequadas.
Principio do Controle – Controlar o trabalho feito pelo operário, para que nada fuja dos padrões estabelecidos, de acordo comas metas traçadas. Deve haver a cooperação da gerencia para os colaboradores, para que a elaboração do trabalho seja melhor possível.
Principio da Execução – Distribuição adequada das tarefas e responsabilidades, para que a execução seja a melhor possível.
Taylor até hoje é uma figura muito importante na administração do mundo, pois sua teoria foi na época uma revolução do ramo produtivo. Ele acreditava que o funcionário satisfeito produziria mais e com mais qualidade. Tempos depois Ford foi a pessoa que mais