Inflacao
Gabriela Ghica
O que é inflação?
A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período. Como se mede a inflação?
Ela se mede com base em índices, como o IPCA, que ponderam os bens e serviços mais importantes para a população e medem o crescimento desses preços.
Os institutos que calculam a inflação fazem uma pesquisa junto a certa classe de consumidores, descobrem o que eles consomem e quanto do orçamento familiar é gasto em cada produto. A medida de inflação será então uma média da variação de preços dos produtos consumidos.
O economista deve analisar com cuidados índices de preços, separando aumentos pontuais daqueles persistentes.
Índices de Inflação
Há vários índices que mostram o quanto os preços sobem ou descem em determinados períodos. Cada índice aponta uma inflação “diferente”: isso acontece porque a alta de preços não atinge todo mundo da mesma forma.
Tipos de índice:
IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna)
Calculado pela Fundação Getúlio Vargas, apura os preços mensais de todo o processo produtivo: matérias-primas agrícolas e industriais, produtos intermediários e bens e serviços finais e preços de construção.
IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado)Semelhante ao
IGP-DI, verifica preços do comércio no atacado, no varejo e na construção civil, pesquisados entre o dia 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. É usado na correção de contratos de aluguel e tarifas de serviços públicos.
Tipos de índice:
IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)
Calculado pelo IBGE, aponta mensalmente a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal entre
1 e 40 salários mínimos das 11 principais regiões metropolitanas do país.
INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
Semelhante ao IPCA, ele verifica a variação do custo médio das famílias com rendimento familiar médio entre
1 e 5