TGA II
1) Explique como os economistas procuram analisar a realidade econômica.
R. Como qualquer ciência, a economia possui instrumentos próprios de trabalho: terminologia, dados e um modo de raciocinar. A um iniciante tais ferramentas podem parecer estranhas e antiquadas. A prática é a melhor maneira de uma pessoa familiarizar-se com tais instrumentos. Mas, para que os instrumentos de análise pareçam menos complicados, é preciso, antes de tudo, compreendê-los bem.
2) Construa um Modelo Econômico de Oferta e Demanda para um determinado mercado, semelhante ao modelo do mercado de pizza examinado no texto de Mankiw (1977). Construa o gráfico do modelo no ponto de equilíbrio de mercado e defina as variáveis endógenas e exógenas.
R. Os modelos contêm dois tipos de variáveis: as variáveis exógenas e as variáveis endógenas.
Variáveis exógenas são as que têm origem fora do modelo - são insumos introduzidos no modelo.
As variáveis endógenas vêm de dentro do próprio modelo – são resultados deste. As variáveis exógenas são fixadas no momento em que entram no modelo, enquanto as variáveis endógenas são determinadas dentro do modelo.
A curva da demanda mostra a relação entre quantidade de pão demandada e preço do pão, permanecendo constante a renda agregada.
Inclina-se para baixo por que quanto mais elevado for o preço do pão, maior será o numero de consumidores que vão procurar outros alimentos e passarão a comprar menos pão. O ponto de equilíbrio do mercado é dado pelo preço e quantidade em que se cruzam as curvas de oferta e demanda. Ao preço de equilíbrio, os consumidores decidem comprar exatamente a quantidade de pães que as panificadoras estão dispostas a produzir.
A renda agregada e o preço do trigo. As variáveis endógenas são o preço dos pães vendidos. A mudança em uma das variáveis exógena afeta as duas variáveis endógenas se a renda agregada aumenta a procura de pães também aumenta. Do mesmo modo, se