TGA - Habilidades Gerenciais
“OITO HABILIDADES GERENCIAIS”, segundo Henry Mintzberg.
Símbolo: O Sr. Bread precisa conhecer qual o comportamento de um líder e compreender que ele é o representante e símbolo da padaria Q Pão.
Líder: Como líder, o Sr. Bread deve agir com influência através de conversas e entrevistas com cada um de seus liderados, para compreender suas necessidades e fraquezas, seus pontos fortes e como ajudá-los na obtenção de soluções de seus problemas, conquistando desta forma o respeito perdido.
Ligação: Como gerente, precisa estabelecer uma teia de relacionamentos entre as equipes de atendimento de balcão, os atendentes de caixa, da cafeteria, dos padeiros e confeiteiros, objetivando o intercâmbio de recursos e informações necessários ao ambiente de trabalho e a satisfação nas tarefas realizadas.
Monitor: Como representante e proprietário da padaria Q Pão, o Sr. Bread dever receber e buscar informações que possam dar-lhe a visão de como anda seu empreendimento. Ele precisa estabelecer e desenvolver o hábito de conversar com cada responsável pelas atividades, buscando as informações de variedade e relevância, da leitura técnica até a “rádio peão”, ou seja, tudo que envolve desde o processo de atendimento no balcão e a satisfação dos clientes até a produção dos produtos de fabricação própria.
Disseminador: Complementando o papel de monitor, o Sr. Bread deve trazer as informações externas para dentro da organização, mostrando como anda a satisfação dos clientes, quais as novas medidas do governo que trarão benefícios para os funcionários e informando internamente o que um funcionário deve saber de outro, agindo com ética e responsabilidade.
Porta-voz: o Sr. Bread deve passar as informações da empresa (padaria) para os clientes, informando sobre promoções, explicando sobre possíveis aumentos de preços dos produtos e formas de atendimento e procedimento da padaria.
Empreendedor: Como proprietário e principal responsável pelas mudanças que precisam ser