Fichamento Eixo 1
Fichamento de resumo dos textos do Eixo 1
Trabalho apresentado à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos de aprovação na disciplina de Introdução à Administração do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
Professor: Marcos Paulo Fuck
Santo André, 30 de setembro de 2010
Fichamento 1
Referência: CHIAVENATO, I. (2004). Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações, 7. Ed. Elsevier, Parte I e cap. 1, pp. 2-22.
Neste capítulo Chiavenato aborda de forma introdutória a Teoria Geral da Administração (TGA), a qual se ocupa do estudo da administração em geral.
A administração é a condução racional das atividades de uma organização (com fins lucrativos ou não) e trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades dentro de uma organização. O administrador responsável pela organização (ou por parte dela) é avaliado pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtêm e portanto, sua tarefa básica é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Para ser bem sucedido, o administrador precisa ter três habilidades importantes: técnica, humana e conceitual. A TGA foca no desenvolvimento da habilidade conceitual. Essas três habilidades requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com sucesso: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. A proporção entre as habilidades necessárias varia de acordo com o nível hierárquico ocupado pelo administrador. A habilidade conceitual se torna cada vez mais necessária quando se está próximo ao topo. O conhecimento é a bagagem de informações, conceitos, idéias e experiências que o administrador possui a respeito de sua especialidade. A perspectiva representa a habilidade de colocar em ação o conhecimento. A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem (a maneira de