Sodie Doces
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management/SCM) busca a integração dos processos de negócios desde o usuário final até os fornecedores que propiciam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente final.
piciam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente final.
As parcerias nas cadeias de suprimentos envolvem mais processos e funções do que na antiga concepção de administração integrada da logística, que envolve apenas o gerenciamento dos fluxos de materiais e informações. O objetivo principal do SCM é a redução da quantidade total de recursos necessários para proporcionar o nível exigido de serviço ao cliente em um dado segmento (Marcussen, 1996). Para atingir este objetivo, é preciso sincronizar as necessidades do cliente com o fluxo de materiais dos fornecedores, reduzindo investimentos de estoques na cadeia como um todo, aumentando o serviço ao cliente, de modo a se criar vantagem competitiva e valor para a cadeia de abastecimento.
A cadeia de suprimentos consiste em várias empresas ligadas por uma relação de oferta e demanda, que pressupõe uma cadeia de relacionamentos entre fornecedores e clientes. Dentre os fatores-chave para o sucesso do SCM destacam-se o foco nos clientes, a utilização massiva de tecnologia de gestão e informação, a medição quantitativa do desempenho das empresas componentes, o trabalho desenvolvido a partir de equipes multifuncionais e a capacitação freqüente da força de trabalho.
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management é uma ferramenta que, com a utilização da Tecnologia da Informação (TI) possibilita a empresagerenciar a Cadeia de Suprimentos com uma maior eficácia e eficiência, principalmente nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o