Fichamento
Fichamento consiste na utilização do sistema de ficha para a tomada de apontamentos, sendo um meio pelo qual o pesquisador retém o material levantado. Os fichamentos requerem: facilidade de classificação e maleabilidade.
Em curso de graduação existem dois tipos de fichamentos: fichamento bibliográfico e fichamento de conteúdo.
A ficha bibliográfica destina-se essencialmente ao registro da referência completa da obra, podendo apresentar também a sinopse da mesma.
Pode ser ficha bibliográfica por autor quando o nome vem em destaque no cabeçalho (na 1a linha) e em seguida a referência da obra e, se for o caso, a sinopse da mesma.
A ficha bibliográfica por assunto quando o assunto tratado vem em destaque no cabeçalho (na 1a linha) e em seguida a referência da obra e, se for o caso, a sinopse da mesma.
A ficha de conteúdo é usada para registrar esquemas, resumos, cópias ou críticas. Conforme a técnica utilizada o fichamento poderá ser: ficha esquemática, ficha resumo, ficha resumo crítico, ficha cópia e ficha crítica obedecendo as normas de cada técnica que está sendo utilizada.
O primeiro passo para o leitor começar a fazer um fichamento é decidir qual o tipo de ficha de conteúdo irá ser adotado. Após esta decisão devem-se observar algumas recomendações para a elaboração do fichamento de conteúdo como um dos tipos de trabalho científico.
1- Tamanho das fichas: 20cm x 12,5cm ou 22,5cm x 15cm
2- As margens são feitas a lápis, de leve, e devem ser apagadas no final: esquerda: 2cm e direita: 1cm
3- Quando se anota nos dois lados da ficha, no verso se escreve em sentido contrário ao da frente da ficha.
4- A ficha capa contém os seguintes dados 4.1- Na parte superior, na 2a linha, à margem esquerda e um em cada linha: Instituição, Curso e Disciplina. 4.2- No centro da ficha, um em cada linha: tipo de ficha e título do fichamento. 4.3- Na parte inferior, à direita: nome completo do autor(es) do