Teóricos clássicos
Centro de Educação a Distância
Curso de Pedagogia
Teóricos Clássicos da Psicologia da Educação
Psicologia da Educação – Série 2
Maceió
16/09/2012
Sigmund Freud
Nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de 1856. É considerado o pai da Psicanálise o qual foi responsável pela revolução no estudo da mente humana. Freud inovou em dois campos ao mesmo tempo, desenvolveu uma teoria da mente e a da conduta humana e uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente.
A psicanálise surge como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção de inconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educação que vise diminuir os efeitos patogênicos da repressão e oferecer um modo de profilaxia às neuroses. Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual.É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira a sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais”.
Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à repressão; que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório.
Dentre as suas Teorias destacamos:
O inconsciente - É captado por meio de técnicas especiais de interpretação desenvolvida pela psicanálise;
Motivação - Motivação sexual (sobrevivência da espécie); instinto de conservação (sobrevivência individual). A força que orienta o comportamento estaria no inconsciente e seria o instinto sexual;
Desenvolvimento sexual - Essas fases