Amumu
Um rebite compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça, que pode ter vários formatos. Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Unem rigidamente peças ou chapas, principalmente em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças. A fixação das pontas da lona de fricção do disco de embreagem de automóvel é feita por rebites. Outro exemplo de aplicação é a fixação da lona na sapata de freio de automóvel. O rebite também é usado para fixação de terminais de cintas de lona.
[pic]
Tipos de rebites
A fabricação de rebites é padronizada, ou seja, segue normas técnicas que indicam medidas da cabeça, do corpo e do comprimento útil dos rebites. No quadro a seguir, apresentamos as proporções padronizadas para os rebites. Os valores que aparecem nas ilustrações são constantes, ou seja, segundo normas de fabricação. [pic]
O que significa 2.d para um rebite dee cabeça redonda larga, por exemplo? Significa que o diâmetro da cabeça desse rebite é duas vezes o diâmetro do seu corpo. Se o rebite tiver um corpo com diâmetro de 5 mm, o diâmetro de sua cabeça será igual a 10 mm. O quadro apresentado reúne alguns tipos de rebites segundo a forma de suas cabeças, mas é grande a variedade dos tipos de rebites. Um mecânico precisa conhecer o maior número possível para saber escolher o mais adequado para cada trabalho a ser feito. Existem também rebites com nomes especiais. Veja a seguir:
• Rebites de tubo: Se expandem após serem colocados. Não possuem cabeça.
• Rebite explosivo: O rebite explosivo contém uma pequena cavidade cheia de carga explosiva. Ao se aplicar um dispositivo elétrico na cavidade, ocorre a explosão.
• Rebites para rebitagem a frio: Fornecem um elevado esforço cortante.
• Rebite de repuxo (Rebite POP): É um elemento especial de