Teóricos Clássicos
A concepção do objeto da Sociologia decorre da resposta que se dê à questão sobre o que torna possível a organização social das relações entre os homens, o que corresponde ao problema da delimitação do campo de investigação e explicação da Sociologia. Para responder a essa questão a tradição da teoria sociológica leva em consideração os trabalhos de três estudantes: Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883). Isso não significa que existam três sociologias, porém que esta ciência compreende diferentes interpretações teóricas em relação ao fenômeno estudado.
Émile Durkheim
Principais Obras:
1893 – De La division Du travail social
1895 – Les régles de La méthode sociologique
1897 – Le Suicide
1912 – Les formes élementaires de La vie religiuse
A Sociologia como ciência
O que une as ciências humanas é exatamente seu objetivo de estudo comum que é o ser humano em suas diversas dimensões.
Comte = deve ser analisada à luz das leis e métodos naturais. Assim como existe uma física da natureza deve haver uma física social que explique o comportamento dos indivíduos na sociedade = Sociologia.
Durkheim = a sociedade deve ser estudada a partir dos fatos sociais como eles se apresentam na pratica o que também possibilita a utilização dos métodos das ciências naturais para a análise dos fenômenos sociais.
O que marca a contribuição de Durkheim à sociologia é o reconhecimento de que os sistemas de símbolos culturais – ou seja, valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias, etc. – são uma base importante para a integração da sociedade. À medida que as sociedades se tornam complexas e heterogêneas, a natureza de símbolos culturais muda.
De acordo com a sua concepção:
“A sociedade não é uma simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade especifica com seus caracteres próprios. Sem duvida, nada se pode produzir de coletivo se