Teóricos Clássicos da Psicologia da Educação
A Educação exerce papel fundamental para a construção da identidade de uma população e não é apenas na escola que ela se constrói, pois há fatores além deste território que interferem significativamente no seu funcionamento e, consequentemente, na Educação que se pratica.
A Escola, por sua complexidade, sofre influência da família, do bairro e da globalização. Este fato não se dá por ser a escola apenas local de difusão de conhecimentos, mas por reconhecimento da diversidade que a compõe: a Escola é um local de convívio, de troca, de compartilhamento, um lugar ricamente social. Por sua importância, é comum que diversas outras áreas científicas se manifestem em sua construção. A Psicologia é uma dessas áreas e, por meio de suas correntes psicológicas, ajudou a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam as práticas educacionais.
Propõe-se aqui neste trabalho relatar de forma simples a importância de alguns teóricos da Psicologia que contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vygotsky.
Introdução
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo), cabe agora definir tais termos:
• Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
• Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
• Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o