textual interdisciplinar
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma descrição dos processos administrativos, comportamento organizacional, gestão de pessoas e introdução à economia do Hospital Municipal Adriana Quirino Dantas do município de Guaraíta-Go.
De forma breve e coesa serão descritas informações a respeito dessa entidade que presta serviços relevantes à comunidade local.
HOSPITAL MUNICIPAL ADRIANA QUIRINO DANTAS
O Hospital Municipal Adriana Quirino Dantas situado à Rua Iracema Ferraz, em Guaraíta-Go, foi fundado em 1994, pelo prefeito em exercício naquela época o Sr. Dinamérico Pikhardt. No início o Hospital funcionava apenas como um Posto de Atendimento.
. De natureza autárquica, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa, o Hospital Municipal tem a finalidade de prestar serviços médico-cirúrgicos e passou a entregar o serviço de pronto-socorro. É uma Instituição com certificação de Utilidade Pública Municipal, sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde para prestar assistência médico-hospitalar.
O acesso dos clientes à Instituição é realizado através do SUS, encaminhados pelos postos de saúde situados na cidade. É um hospital de atendimento geral, possui 49 funcionários entre médicos e profissionais gerais, selecionados através de concurso público e processos seletivos simplificados para atendimento de demandas temporárias.
Segue abaixo o organograma do hospital:
O hospital possui um Sistema de Informações desenvolvido a partir de um Plano Diretor de Informática (PDI). Os sistemas estão todos interligados, compondo um conjunto de informações assistenciais integradas em uma base de dados estruturais e de produção. A maioria dos sistemas foi desenvolvida em tecnologia centralizada “mainframe”,