resenha Escritores da liberdade
Decide então a professora a fazer algo inovador dando a cada um deles um diário, onde pudessem expressar seus sentimentos em relação aos acontecimentos do dia a dia. Isso fez com que ela conhecesse profundamente a cada um e, entendesse o porquê de tanta violência e sentimento de inferioridade.
É de conhecimento popular que ainda hoje, exista o preconceito em sala de aula, seja ele por raça, cor ou gênero e que são poucos os interessados em mudar esta situação. Assim como vimos nas cenas onde a direção achava um absurdo o contato tão próximo entre professor e aluno, a discriminação era constante por parte daqueles que deveriam agir justamente ao contrario.
Cabe a nós futuros docentes, fazer a diferença em sala com trabalhos inovadores, mostrando a eles que todos nós somos iguais. Apresentar a esses alunos através da literatura, história de pessoas que venceram todo tipo de preconceito com garra e determinação.
Fazer a diferença em sala de aula, para que nossos alunos façam a diferença perante a sociedade. Lutar por tais ideais não é mérito algum é apenas o que se deve ser feito. Não podemos salvar a todos, mas o que salvarmos valerá à pena.