Textos informativos
Esse tipo de texto, procura ser claro e objetivo, e tem como principal objetivo transmitir informações subjetivas, isto é, não deve expressar sentimento ou emoção alguma! Ele não é igual a uma narrativa que por exemplo, é mais subjetiva e na maioria das vezes, mais longa também!
Textos informativos: nunca inventam nenhuma informação e nem um mundo imaginário para representar o mundo real! São fiéis as informações que devem conter, ordem cronológica, e, na maior parte das vezes contam com a ajuda de:
+clareza :
Um texto, para ser compreensível necessita de clareza, isto é, a estrutura deve ser compreensível ao leitor de tal maneira que relendo ele consiga entendê-lo!
+objetividade:
"Chegando" direto ao ponto, o escritor consegue a maior compreensão e objetividade para que o texto não fique cheio de digressões, o que entedia o
+formalidade :
A linguagem coloquial, é a mais usada, por ser muito fácil é preferível aos leitores! Mas, nem sempre essa linguagem é a mais adequada, pois em muitos casos de nossa língua (como : relatos, biografias, textos puramente informativos, verbetes de dicionário) é necessário usar uma linguagem mais rica em questão de vocabulário.
+ Verbos no pretérito
O tempo verbal predominante no relato histórico é o pretérito (ou passado), pois os fatos aconteceram antes do momento da narração.
+ Marcadores de tempo
O relato histórico é uma narração, portanto os fatos acontecem um após os outros, obedecendo à seqüência temporal. Várias palavras e expressões servem para marcar a passagem do tempo e ordenar os acontecimentos cronologicamente!