RESUMI
Autoria : Lívia Barbosa.
No livro Sociedade de Consumo, são apresentados variadas competências sobre os assuntos relacionados ao consumo, mas com referente na sociedade. No início do livro é falado as diversas origens históricas a cerca do consumo, tendo como premissa a sociologia na perspectiva de diversos autores e no final uma avaliação geral da sociedade de consumo no mundo e no Brasil.
O livro tem cinco capítulos, são eles: Sociedade, cultura e consumo, Origens históricas da sociedade de consumo, As mudanças históricas, Sociedade de consumo: características sociológicas e Estudos de consumo no Brasil. A mesma ainda aborda mais três divisões: Referências e fontes, Leituras recomendadas e Sobre a autora. Analisando o livro pode se perceber, algumas dúvidas ainda existentes sobre o que seria sociedade de consumo, para a autora parte de duas premissas, o consumo segundo as necessidades básicas e dispensáveis das pessoas. Confirmando então, que o ato de consumir é um ato de toda sociedade humana.
Na obra, Lívia Barbosa faz ênfase à discussão do tema sobre a abordagem de diversos autores tais como: Jean Baudrillard, Frederic Jameson e Zygman Bauman, estes consideram que a cultura de consumo deve ser analisada a partir da cultura da sociedade pós-moderna. E outros autores defendem a ideia, como Mary Dougias, McCraken, Colin Campbell e Pierre Bourdieu, estes autores relacionados no livro discutem a sociedade de consumo para valores que vão além da perspectiva pós-moderna, que não podem ser deixadas de lado.
No primeiro capítulo, denominado Sociedade Cultura e Consumo, são inicializados os problemas ainda existentes na atualidade a cerca da terminologia sociedade de consumo. Partindo dessa visão, é relacionado à abordagem teórica referente a um tipo específico de consumo, o consumo de signo, já outra, diz respeito à complementação global por meio de características sociológicas que vão além do “commodity sign”. Dessa forma