Enem
9
1
Para o ENEM, a redação é uma parte crucial para obter bons resultados e uma vaga na universidade, seja pelo Sisu ou pelo ProUni. Para tal, é de extrema importância que o candidato saiba o quê e como deve desenvolver uma dissertação argumentativa para o ENEM. Dessa forma, elaboramos um resumo mostrando as competências exigidas, bem como algumas dicas de como se portar diante de tais imposições.
Depois de ver esse artigo, veja como criar uma Dissertação argumentativa passo-a-passo:
Como criar uma Dissertação argumentativa para o ENEM passo-a-passo?
Competência 1 – Valor: 200 pontos
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
O que é isso?
Ausência de marcas de oralidade e registro informal;
Obediência às regras gramaticais;
Precisão vocabular.
Desvios
Desvios mais graves: falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo); períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão; graves problemas de pontuação; desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares); e presença de gíria.
Desvios graves: falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito depois do verbo ou muito distante dele); falta de concordância do adjetivo com o substantivo; regência nominal e verbal inadequada (ausência ou emprego indevido de preposição); ausência do acento indicativo da crase ou seu uso inadequado; problemas na estrutura sintática (frases justapostas sem conectivos ou orações subordinadas sem oração principal); desvios em palavras de grafia complexa; separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e marcas da oralidade.
Desvios leves: ausência de concordância em passiva sintética (exemplo: uso de “vende-se casas” em vez de “vendem-se casas”); desvios de pontuação que não comprometem o sentido do texto.
Competência 2 – Valor: 200 pontos
Compreender a proposta