Resumo dos Eforos e seus deveres
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
1- EM PORTUGUÊS MODERNO PODEM-SE TOMAR PALAVRAS COMO PENHASCO COMO AUMENTATIVAS?
Sim; o aumentativo aumenta ou exagera a idéia da coisa. Forma-se o aumentativo, em português, com o auxilio de certos adjetivos (grande, enorme) ou de uns tantos sufixos.
Alguns que nos exprimem idéia de grandeza, não passam de terminações de palavras latinas que significam coisas ou objetos grandes. O sufixo –asco , formado por analogia com –esco, do latim –iscu (gr, -ískos) justifica considerarmos penhasco como aumentativo.
2- QUE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA HÁ ENTRE PALAVRAS MORTALHA E MURALHA? POR QUE AMBAS SÃO TRATADAS COMO PALAVRAS DERIVADAS EM PORTUGUÊS MODERNO?
À significação de grandeza se ajuntou também a de deformidade, o que justifica o sentido depreciativo ou pejorativo, que alguns possuem.
A palavra mortalha tem este sentido depreciativo enquanto na palavrava muralha repousa apenas a idéia de grandeza.
São palavras tratadas como derivadas pois ambas são acrescidas do sufixo –alha que vem do latim –alia, que significava coisa ou objeto grande.
3- DÊ EXEMPLOS DE RESQUÌCIOS DE COMPARATIVOS EM –IOR EM PORTUGUÊS (SENTIDO/USO):
Comparativo de inferioridade: pior < peiore,inferior; e do comparativo de superioridade maior < maiore, superior.
4- QUE FATOR HISTÓRICO IMPEDE EM PORTUGUÊS MODERNO CONSTRUÇÕES COMO MAIS MELHOR?
O grau é a propriedade que tem o nome de indicar a idéia maior ou menor que a normal, qualitativa ou quantitativamente.
Forma-se o grau por meio de sufixo (melhor) ou por meio de adjetivos (mais justo), alguns dos sufixos que entre nós exprimem idéia de grandeza, não passam de terminações de palavras latinas que significavam coisas ou objetos grandes.
O comparativo exprime a qualidade mediante idéia de comparação.
Em latim, era o comparativo de superioridade formado, por exemplo, pela terminação –ior, conservamos os vestígios em melhor < meliore.
Obedecendo à lei da