texto informativo
Neste trabalho de investigaçao, com o tema dilataçao dos liquidos, e difusão dos gases vamos falar um pouco sobre a dilatação e alguns processos. tal como o comportamento dos liquidos, veremos que os líquidos se dilatam obedecendo as mesmas leis de dilatação dos sólidos. Primeiramente devemos nos lembrar que os líquidos não têm forma própria, e sim a forma do recipiente aonde eles se encontram. Portanto precisamos do estudo da dilatação volumétrica, pois quando aquecemos um liquido, aquecemos também o recipiente no qual ele esta contido.
Dilatação dos liquidos
Dilataçao é o aumento de vulume de um determinado fluido. Os líquidos, assim como os sólidos, sofrem dilatação ao serem aquecidos. Um caso curioso nos líquidos é que não apresentam forma própria, eles adquirem a forma do recipiente. É observado que a dilatação ∆V é proporcional ao volume inicial do líquido V0 e a sua variação de temperatura ∆T. ondeβ é o coeficiente de dilatação térmica volumétrica do material.
Existem algumas substâncias que em determinados intervalos de temperatura sofrem o processo inverso, ao aumentar a temperatura eles diminuem o volume. Nesse intervalo, essas substâncias apresentam coeficiente de dilatação negativo.
A água é uma dessas substâncias. Quando a sua temperatura é aumentada, entre 0°C e 4°C, seu volume diminui. Ao elevar sua temperatura para mais de 4°C ela volta a dilatar normalmente. Esse fenômeno ocorre em países onde o inverno é muito rigoroso. Nesses países, os lagos e rios se congelam na superfície e a água de máxima densidade se encontra, a 4°C, por debaixo da camada de gelo. Esse é um acontecimento muito importante para a fauna e flora aquática, pois sem essa anormalidade da água os peixes e as plantas aquáticas morreriam, causando danos ao meio ambiente.
Vamos entender melhor este processo. Imagine um liquido com coeficiente de dilatação volumétrica γL, que esteja contido em um recipiente de dilatação