Texto Sobre O V Deo
De acordo com o que vimos no vídeo, concluímos que aprender uma língua não é só aprender palavras, mas significados familiares e culturais com que o indivíduo está inserido, e da forma com que o outro compreenda a realidade do mesmo.
A melhor técnica para alfabetização é aquela em que baseia-se a realidade do aluno, seu convívio e cotidiano, ou seja, sua realidade dentro da sociedade. A alfabetização traz a visão de mundo que até então era escondida, possibilitando assim o conhecimento do mundo a sua volta, compreendendo de forma dinâmica entre linguagem e realidade.
Se alfabetizar não é somente conhecer as letras e seus códigos e sabemos que somente isso, não é suficiente para o domínio da língua e escrita. O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não somente de alfabetização.
Devemos fazer uso diferenciado de recursos, para alcançar esse letramento pois geralmente as crianças não são estimuladas com somente papel em branco. é preciso oportunizar e encantar ao conhecimento gráfico e fonético de nosso código alfabético, para o qual há uma diversidade infinita de possibilidades lúdicas e que ensinarão brincando, desenvolvendo outras habilidades essenciais para o amadurecimento neural, facilitador de aprendizagem.
Com tudo trazendo essa qualidade ainda não alcançada no nosso País. O Brasil cresce, com déficit enorme, pois boa parte do país chega ao ensino superior sem serem alfabetizados de fato, com leitura e interpretação de textos. Temos que nos empenhar e fazer a diferença, com estudo, recursos e principalmente força de vontade, para que nossos alunos obtenham não só alfabetização, mas também o letramento.