PROJETO DE VINICOLA
DISCIPLINA: Ética
PROFESSOR: Luis Fernando
ACADÊMICA: Daniele Voltz
DATA: 09/07/2014
TÍTULO: O príncipe Nicolau Maquiavel – Trechos escolhidos
Alguns trechos dos textos de Maquiavel abordam valores dos seres humanos como a virtude, humildade, o amor, a propensão à coletividade, a flexibilidade à mudanças. Em outros trechos do texto, Maquiavel comenta sobre a questão política da época, pontuando como deve ser e se portar um grande líder (príncipes), colocando a necessidade do apoio do povo e de como a religião influencia neste aspecto, e culminando no que é de fato o poder e como ele deve ser utilizado, em coerência com as leis, para se governar.
Fica claro em todos os textos que, para Maquiavel, o poder é a capacidade e a habilidade de saber se impor e se manter por si mesmo, frente a seus iguais, porem com apoio do povo. Para ele, o que torna um individuo normal para um individuo com poder, é sua própria virtude. Com a virtude e habilidade, um líder chega a conhecer muitas dificuldades, mas aprende a ser forte, superando todas. Pontua também de que não basta conquistar o poder, mas saber mantê-lo.
Entretanto, por vezes, fica dubio o que ele apoia de fato: Republica ou Monarquia? Agir conforme as leis, ética ou interesses próprios? Coagir ou conquistar o povo? Percebe-se certa contradição perante os valores e atitudes tão bem descritos por ele em alguns trechos, se comparados ao que ele pensa de fato, referente ao poder. De repente, seria apenas a sincera descrição do que ocorria com o poder dos príncipes na época. Mas parece-me que para Maquiavel, em se tratando de poder, não é preciso ser necessariamente uma pessoa de boa índole, mas é imprescindível aparentar, mascarar, fingir ser, concluindo ainda que os homens são todos egoístas e ambiciosos, só recuando da prática do mal quando coagidos pela força da lei.
Desta forma, percebe-se um Maquiavel que não é anti-ético, mas que, em detrimento da ética cristã, recomenda a ética condizente