texto sobre o carnaval
Na visão dela, o carnaval proporciona inúmeros fatores que prejudicam a população, tais como: o aumento da violência; o uso de alcool e drogas; o modo vulgar com que algumas pessoas se relacionam acarretando uma série de problemas posteriores.
Também nota-se uma irritação no discurso da jornalista, quando ela menciona o aumento de policiamento nas ruas e a disponibilidade de ambulâncias nos blocos carnavalescos, pois em dias comuns este mesmo fato não ocorre. Pessoas precisam diáriamente do atendimento de ambulâncias e de proteção policial e geralemente este número é reduzido em dias comuns e no carnaval simplesmente esse numero aumenta.
No final do discurso, Rachel menciona que algumas pessoas tem a ilusão que o carnaval irá aumentar os lucros dos pequenos comerciantes, e afirma que quem realmente tem lucro são os donos dos trios elétricos, comerciantes de bebida e artistas regionais. Afirma também que o governo gasta muito dinheiro com saúde e segurança, devido ao aumento de violência e problemas decorrentes da bebida e das drogas.