Praticas de manutencao
CURSO: TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
MÓDULO: II
DISCIPLINA: PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO
PROFESSOR: REINALDO DE JESUS DA COSTA FARIAS
Motor Trifásico
Robson Deveza Mendes da Silva
23 DE MARÇO DE 2014.
1. Introdução
Motor trifásicos são os motores mais utilizados nas Indústrias, isso em função de varias vantagens, que possuem, tais como: Vida útil longa, facilidade de ligação , facilidade de controle entre outros.
Assim como os motores monofásicos os trifásicos podem ser ligados em duas tensões.
O motor trifásico serve para transformar energia elétrica em mecânica que lhe é oferecida em corrente alternada o que justifica o amplo uso desses motores em indústria.
Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásicos é aplicado em pólos defasados fisicamente a 120°. Dessa forma as correntes são defasadas em 120° elétricos, em cada instante, um par de pólos possui um campo de maior intensidade, causando a associação vetorial desse efeito de campo girante ou campo magnético.
Funciona normalmente com sua velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo.
1.1 Objetivo:
O setor industrial é responsável por cerca de 40% a 50% de toda a energia elétrica consumida no país sem falar da energia elétrica para processos mecânicos, dentro desse setor o consumo de motores elétricos é estimado em cerca de 70% a 80%, o que evidencia a grande importância do conhecimento por parte dos técnicos em relação a este tipo de equipamento, sempre se atentando com os cuidados a serem tomados.
1.2 Material Utilizado:
1-Saca Polia
2-Chave 3/8
3-Martelo
4-Pino
1.3 Equipamento:
Motor trifásico N° 0086233 Mod. T 3241 2CV RPM 1440 50Hz 1730 60Hz
Motor trifásico de fabricação padrão, ligado com diferentes