texto instrucional
Conceito:
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. Essa tradição se espalhou para o Nordeste do Brasil, onde o nome acabou sendo herdado, porém a tradição do barbante não se manteve.
Características de Cordel:
Uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola.O cordel possui linguagem peculiar, seus clássicos passados de geração em geração, servem como veículo de informação, diversão e até mesmo como instrumento alfabetizador.A linguagem do cordel possui traços peculiares, com características específicas a este gênero literário, faz parte de seus versos a poesia ritmada e não sem intencionalidade, sua rima e ritmo interferem diretamente na sonoridade destes escritos
Principais temas de Literatura de Cordel:
1) Romances:
Esses títulos são os grandes campeões de vendas, com narrativas cheias de aventuras e histórias fantasiosas.
2) Pelejas e Desafios:
As pelejas são histórias de bravura, de personagens do folclore popular enfrentando criaturas fantásticas, monstros ou outros personagens de grande fama.
3) Cangaço:
Retrata o dia a dia do cangaço, contando a história de seus protagonistas (Lampião, Corisco, Maria Bonita, as Volantes, etc.), com riqueza de detalhes.
4) Bibliografias:
Histórias que homenageiam grandes nomes da cultura e do folclore nordestino como Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião, Patativa do Assaré, entre outros.
5) Temas Educativos:
Abordam assuntos importantes de forma educativa, com o intuito de incentivar a discussão