GENEROS INSTRUCIONAIS
Gêneros instrucionais são aqueles cuja função é regular ou indicar formas de agir. Eles descrevem etapas que devem ser seguidas para que se consiga fazer algo, como: preparar um bolo, instalar uma geladeira, ao brincar ou evitar acidentes de trabalho.
Texto instrucional destina-se a fornecer instruções, tendo por isso um caráter informativo e objetivo.
Este texto apresenta vários gêneros, desde receitas gastronômicas, instruções de montagem ou uso de equipamentos, bulas de remédios, etc.
O texto instrucional serve para explicar quais os procedimentos a executar deforma a realizar determinada ação, ou aplicar determinado produto.
A estrutura do texto instrucional deve ser simples e acessível, de modo a informar clara e sucintamente. A sua leitura deve proporcionar ao leitor uma série de instruções que lhe permitam concretizar corretamente uma ação, ainda que seja pela primeira vez.
Alguns textos instrucionais destinam-se a explicar procedimentos de segurança ou de uso em caso de emergência; daí que seja importante serem simples e claros.
Ao fornecer instruções, o texto instrucional caracteriza-se pelo recurso a formas verbais no Modo Infinitivo ou no Modo Imperativo, identificando claramente as ações, ou informando acerca desta sem forma de conselho: “Apertar a cadeira de bebé ao cinto central do assento traseiro.” “Com uma chave de parafusos, junte as duas tábuas.”
EXEMPLOS:
Neste verão proteja sua pele. Ao sair de casa, mesmo com tempo nublado , use protetor solar. Na praia, o cuidado deve ser dobrado: evite exposição direta, ficando embaixo de um guarda-sol, reforce o protetor a cada duas horas e toda vez que entrar e sair da água. Outro fator fundamental é beber bastante água.
Outros exemplos são os textos de manuais de instrução, receitas , bulas, propagandas, livros de auto-ajuda, etc :
Pense como um gigante
O negativismo decorrente da baixa auto-estima é um desafio para gigantes. Livre-se do hábito da indolência