Texto esquemático: definições dos tipos de preconceitos
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
LUCIANA TOBIAS COELHO FARIAS DANIEL
TEXTO ESQUEMÁTICO: DEFINIÇÕES DOS TIPOS DE PRECONCEITOS
Preconceito racial: Caracteriza-se preconceito racial a convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter, inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. Dessa maneira, o racismo constitui-se num processo de hierarquização, exclusão e discriminação contra um indivíduo ou toda uma categoria social que é definida como diferente, com base em alguma marca física externa, real ou imaginada, a qual é ressignificada em termos de uma marca cultural interna que define os padrões de comportamento (MOURÃO, Maria das Graças Mota et al. Educação na diversidade e cidadania - Rede Educação para a Diversidade - Rede - Módulo II. Montes Claros: Editora Unimontes, 2010).
Preconceito racial na escola: Manifesta-se pela ausência da figura no contexto escolar, ou pela linguagem verbal –insultos e piadas- provenientes do seu grupo social, seus colegas de classe ou escola, demonstrando de modo explícito de desrespeito, dirigido a essa população (MOURÃO, Maria das Graças Mota et al. Educação na diversidade e cidadania - Rede Educação para a Diversidade - Rede - Módulo II. Montes Claros: Editora Unimontes, 2010).
Preconceito social: Entende-se preconceito social a forma de preconceito a determinadas classes sociais que provém da divisão da sociedade em classe dominante que detém o capital e os bens de capital, e a classe dominada, é aquela que possui a força de trabalho apenas (MOURÃO, Maria das Graças Mota et al. Educação na diversidade e cidadania - Rede Educação para a Diversidade - Rede - Módulo II. Montes Claros: Editora Unimontes, 2010).
Preconceito sexual: Define-se como sendo uma atitude ou predisposição psicológica para responder como uma avaliação negativa a determinados alvos,