Práticas de leitura sociointeracionista em uma turma de ensino médio.
Por Thaís da Guia Silva (UFF).
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Prática e Pesquisa de Ensino II da UFF.
Orientador: Professora Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF).
O projeto de PPE II foi motivado pela dificuldade percebida em relação à construção de sentido na leitura de textos ministrados durante as aulas observadas e provas analisadas durante o estágio de PPEI. Sabemos que ler é muito mais que decodificar e que uma leitura crítica implica a percepção e relação entre texto e contexto transformando o leitor e sua visão de mundo (FREIRE, 2003). Foi com interesse em transformar esses alunos observados e dá-los subsídios para uma leitura crítica que propus oficinas de práticas de leitura sociointeracionista. Estimular o desenvolvimento da compreensão leitora desses jovens, elevando a competência lingüística, comunicativa e a capacidade discursiva dos mesmos se tornou um desafio e uma meta.
1.1 OBJETIVOS Este projeto teve como primeiro objetivo identificar, analisar as possíveis dificuldades na prática de leitura desses alunos e, posteriormente, intervir – aos moldes da pesquisa-ação (NUNAN, 1992) - nesse meio através de práticas e estratégias de leitura sociointeracionista (MOITA LOPES, 1996).
1.2 SUPOSIÇÃO Na observação da turma de 1º ano do segundo grau do colégio estadual do município de Niterói percebi a dificuldade dos alunos em compreender o significado global do texto, surgiram também dúvidas em relação à metalinguagem e vocabulário. No entanto as duas últimas eram de fácil solução, pois quando a professora explicava o que era para ser respondido. Eles imediatamente identificavam o assunto referente à metalinguagem presente na pergunta do livro. A professora, em conversas informais afirmou que a leitura desses alunos era superficial de reduzida. No entanto na entrevista ela apenas afirmou que não podia dizer ao certo se o hábito era reduzido,