O quinze
E) na fala: “Não tá vendo que eu tô ocupada?!”, aparecem formas linguísticas características do nível coloquial de linguagem.
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO: 01
Nossos filhos
Leia o texto abaixo e responda à questão 03.
TEXTO: 02
Oficina irritada
(Disponível em: http://amarildocharge.wordpress.com/2010
/03/05/1053. Acesso em 01/10/2010).
Eu quero compor um soneto duro como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro, seco, abafado, difícil de ler.
01. De acordo com a leitura do texto 01, escolha a alternativa correta.
Quero que meu soneto, no futuro, não desperte em ninguém nenhum prazer. A) As crianças de hoje perderam o respeito pelos adultos e não lhes obedecem, sendo necessário aos pais reeducar os filhos para que estes, futuramente, não se tornem jovens assaltantes.
B) O mau desempenho das crianças na escola está exclusivamente relacionado à falta de atenção dos pais, que passam mais tempo em frente à TV do que cuidando da educação dos filhos.
C) A televisão tem contribuído para tornar as pessoas mais agressivas, na medida em que expõe uma programação que banaliza a violência e deixa os sujeitos insensíveis.
D) A mensagem veiculada nos dois quadros poderia ser substituída pelo ditado: “Dize-me com quem andas e te direi quem és.”, mantendo-se a ideia expressa no texto original. E) Os atos infratores cometidos pelos jovens podem estar relacionados à falta de diálogo na família e ao mau exemplo dos pais.
E que, no seu maligno ar imaturo, ao mesmo tempo saiba ser, não ser.
Esse meu verbo antipático e impuro há de pungir, há de fazer sofrer, tendão de