o quinze
Livro: O Quinze
Nome: Ricardo Pena Rodrigues De Paula Nº32 9ºAno A
Nome: Danilo Sampaio Ferreira Nº10 9ºAno A
Nome: Thales Henrrique Cunha Nº38 9ºAno A
Ao longo da história da humanidade diversas modificações aconteceram quanto ao número de habitantes na Terra. Desse modo, é possível perceber períodos nos quais o número de habitantes era modesto e outros, como o atual, com números considerados bastante elevados. O crescimento populacional significa uma alteração no número de uma população de forma positiva.
O crescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo compassado, outras vezes de maneira veloz, um bom exemplo é o século XX, período no qual houve maior crescimento da população.
Fazendo uma retrospectiva quanto ao número da população mundial, é possível traçar uma comparação entre o passado, o presente e o futuro. Cerca de 300 milhões de pessoas era a população mundial há aproximadamente 2.000 anos. A população permaneceu sem apresentar crescimento relevante ao longo de extensos períodos, uma vez que havia momentos de apogeu no crescimento populacional e outros de profundos declínios.
Por causa da instabilidade do crescimento populacional foi preciso cerca de 1.600 anos para que o contingente atingisse 600 milhões de habitantes. O crescimento da população desenvolveu-se em diferentes intensidades, que pode ser simplificado da seguinte forma:
• Em 10.000 a.C o planeta abrigava poucos milhões de habitantes.
• No ano 1 d.C a população mundial totalizava cerca de 250 milhões de habitantes.
• Após 1.600 anos, a soma da população mundial não ultrapassava 500 milhões de habitantes.
• Em 1850, 200 anos depois, a população do planeta atingiu 1 bilhão de pessoas.
• De 1850 a 1950 o contingente populacional teve um estrondoso crescimento, alcançando 2,5 bilhões de habitantes.
• 40 anos depois, a população já havia crescido mais do que o