Texto Escola de Rela es Humanas
CONTEÚDO: ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
Uma organização seja com a finalidade de alcançar retornos financeiros ou retornos sociais, públicas ou privadas, se constitui num conjunto composto por vários recursos mas, principalmente por pessoas que são influenciadas uns pelos outros, ou seja, um acondicionamento sistêmico que cumpre funções formais e partilham de uma produção comum a fim de manter uma ordem e solucionar os problemas administrativos da organização. De modo geral, os problemas administrativos não estão ligados apenas diretamente à organização. Existem também os problemas da ordem pessoal entre os indivíduos no ambiente organizacional. Assim, entende-se, por exemplo, que a solução de conflitos pessoais no ambiente de trabalho poderá alcançar o êxito perdurável para a organização.
Para auxiliar a resolver essas questões a organização pode contar com subsídios fornecidos pela Teoria das Relações Humanas, afinal tal teoria é visualizada como eixo para a formação de uma organização social. A Teoria das Relações Humanas utiliza seus conhecimentos para ilustrar que a organização é mais que um sistema mecânico hierarquizado, em sua essência ela é composta por grupos de pessoas, que desenvolvem seus próprios hábitos de relações com seus companheiros, seus superiores, seu trabalho e com os princípios da organização. A estes são denominados grupos informais (CALDAS e RONCATO, 2012).
De acordo com Maximiano (2000), é importante considerar que esta corrente de pensamento já vinha ganhando força durante a Revolução Industrial. As condições de trabalho não era nada fácil diante das precariedades do ambiente de trabalho e intensas jornadas de trabalho, que incluíam, além de homens e mulheres, crianças. Também ocorriam inúmeros acidentes com mutilações.
Fonte: http://hypescience.com/fotos-chocantes-revelam-o-triste-cotidiano-do-trabalho-infantil-nos-eua-no-seculo-xx/
No período entre a segunda metade do século XIX e primeiras