Texto DMB
Um dos elementos fundamentais do governo de Lula e Dilma é a democratização social, que coloca as Politicas Sociais como um dos direitos elementares que mais geram emprego e renda.
As Politicas Sociais tem como objeto a prestação de serviços e bens direcionados para a sociedade, neste sentido os programas de distribuição de renda como o Bolsa Família é uma quantia que ajuda o pessoal da classe baixa, temos também o Minha casa, Minha vida programa de moradia para quem não tem condições de comprar a sua casa própria.
Outra marca do governo petista como assistencialista foi ampliação dos empregos, e a criação de novos empregos com carteira assinada e a garantia de uma política de valorização permanente do salário mínimo, devido a essa garantias houve ampliação do crédito pessoal onde o consumo das famílias da classe C cresceu, dando a eles um maior poder de compra. Foi criado também o programa Fome Zero que garante o direito a alimentação a classe pobre. Onde reduziu de forma significante a pobreza do país.
Como Politica Assistencialista existiu também investimentos na Educação como a criação de várias universidades federais e escolas técnicas, mais creches, mais escolas em tempo integral resultando em mais crianças e adolescente e jovens nas escolas.
O acesso a universidades por meio de cotas e PROUNI FIES e SISU, são programas que garante o acesso de estudantes carentes às faculdades privadas.
O governo Petista criou também o PRONATEC que da a oportunidade aos Jovens de se matricular em um curso técnico onde cursos são gratuitos com direito a livros, uniforme, material para aulas práticas e auxílio para alimentação e o transporte.
O governo assistencialista do PT conseguiu manter a Reforma Agraria como uma reforma tranquila, resultando a