texto desafio
ATENDIDAS PELA EQUIPE DA MATERNIDADE ODETE VALADARES:
Um perfil epidemiológico 2003-2009
Francisco José Machado VIANA1;
Viviane Pires Reis de MELO2
Resumo: O número de casos de violência sexual atendidos pela Maternidade Odete
Valadares - MOV, Unidade Hospitalar da Fundação Hospitalar do Estado de Minas
Gerais – FHEMIG, apesar de grande e constante, é representativo dos casos atendidos em Belo Horizonte. Trata-se de um programa voltado para mulheres vítimas de violência sexual que envolve importantes fatores diversificados. Conhecer o tipo da violência vivida por elas, a rapidez de sua chegada ao serviço, bem como o seu perfil epidemiológico, permite reflexões constantes sobre a qualidade do atendimento e suas especificidades. Palavras chave: Políticas Públicas; Violência Sexual; Mulher; Perfil Epidemiológico.
Introdução
Os avanços da mulher na sociedade contemporânea, e mais especificamente na sociedade brasileira têm aumentado a exposição desta, a vários fatores de risco para a sua saúde e outros eventos sociais típicos das cidades grandes. A mulher brasileira, hoje, definitivamente está presente no mercado de trabalho, conquistou postos tradicionalmente reservados aos homens, aumentou sua capacidade de competição na sociedade. Conforme dados preliminares do ultimo censo, as mulheres têm hoje condição de escolaridade superior à dos homens em praticamente todas as faixas etárias
(IBGE, 2010).
A situação da violência no Brasil preocupa as autoridades e a população em geral de tal forma, que desponta como problema prioritário para as agendas políticas.
Em Minas Gerais, as cenas de violência contra a mulher já ganharam importância
1
Psicólogo da Maternidade Odete Valadares – FHEMIG Professor Titular do Centro
Universitário Newton Paiva.
2
Bolsista PIBIC/FAPEMIG e Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário
Newton Paiva.
nacional, tendo ocupado, no passado recente, a tele-dramaturgia, o cinema, livros