Discursiva 1
Apresentar os grupos e subgrupos de contas que compõe a estrutura geral do Balanço Patrimonial, e explicar a composição qualitativa de UM dos grupos. Mencionar também as duas regras básicas que orientam o ordenamento da sequencia da estruturação dos grupos de contas do Ativo e do Passivo do Balanço Patrimonial.
O balanço patrimonial é apresentado em grupos: Ativo, Passivo e os subgrupos são: Ativo Circulante, Ativo não circulante, Passivo circulante, Passivo não circulante e Patrimônio liquido. Ativo: registra se os bens e direitos da entidade.
Passivo: registra se as obrigações e as exigibilidades.
Patrimônio Líquido: é a diferença entre o ativo e o passivo.
As contas que compõem o ativo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em:
Ativo Circulante estão as contas que estão constantemente em giro, movimento, sendo que a conversão em dinheiro ocorrerá, no máximo, no próprio exercício social.
O ativo circulante é composto dos seguintes subgrupos:
Disponível – são registrados os ativos de liquidez mais imediata da entidade como o caixa e contas banco movimento.
Créditos Realizáveis no Exercício seguinte – são registrados os ativos de duplicatas a receber, adiantamentos a empregados, adiantamento a fornecedores, impostos a recuperar e outros.
Estoques – são registrados os estoques de matéria prima, de embalagem, de consumo, de material para revenda, estoque em poder de terceiros para beneficiamento ou industrialização, de imóveis prontos ou em construção para revenda com prazo de entrega de até 12 meses (no caso de