América do Sul e do Norte
Resumo 5
Introdução 6
Desenvolvimento 7
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
RESUMO
América do Norte, subcontinente que compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México. Inclui também a Groenlândia, o departamento francês de ultramar de Saint Pierre e Miquelon e a colônia britânica de Bermudas. A América do Norte tem mais de 395 milhões de habitantes (segundo estimativas para 1997). Junto com a América Central, as Antilhas e a América do Sul, forma o continente americano. A definição de América do Norte algumas vezes inclui também a América Central e as Antilhas.
Do ponto de vista econômico, os Estados Unidos é o país mais rico e desenvolvido da região. Possui um parque industrial muito desenvolvido, mão-de-obra qualificada e grande produção de produtos manufaturados. Os Estados Unidos também se destaca na produção agrícola e de petróleo.
Porém, é no Canadá que encontramos uma situação de melhor qualidade de vida e melhor distribuição da renda.
Já o México pode ser considerado um país em processo de desenvolvimento econômico, pois sua economia está em crescimento, embora gradual, desde a década de 1990.
Estes três países fazem parte do NAFTA, um bloco econômico criado para aumentar o comércio entre os países norte-americanos, derrubando barreiras alfandegárias.
América do Sul é o segundo maior continente do mundo. Como parte do continente americano, a América do Sul é considerada um subcontinente. Os outros dois subcontinentes da América são a América do Norte e a América Central.
A América do Sul é muito rica em minérios. Tem, por exemplo, um quinto do minério de ferro de todo o mundo, além de uma grande quantidade de petróleo e de gás natural. Cobre, estanho, chumbo ezinco são minerados nos Andes. O Brasil tem muitas pedras preciosas.
A agricultura representa grande parte da economia sul-americana. Em todo o continente se criam carneiros e gado bovino. A Argentina é um grande exportador de carne bovina. Café, cacau,