FOTOJORNALISMO TRABALHO 1
1773 palavras
8 páginas
FOTOJORNALISMORelatório sobre: ESTUDO OBRIGATÓRIO
1- APOSTILA FOTOJORNALISMO
Segundo a Wikipédia:
“O fotojornalismo vem do ramo da Fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens fotográficas. Pode também ser considerada uma especialização do Jornalismo.
Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo enquadramento, distancia focal, composição, escolhidos pelo repórter-fotográfico diante dos fatos. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como na internet, o endosso da informação através da fotografia é constante.”
Sendo considerada uma área muito ampla e diversificada, devido a quantidade de fotográfos que se dizem do setor, mas nem sempre apresentam unidade na expressão, onde divergem técnicas de abordagens e pontos de vista, a melhor forma de abordar o tema é faze-lo no sentido Lato (LATIM SENTIDO AMPLO) e em sentido restrito. Nos dois casos [e necessario considerar a combinaçao de palavras e imagens.
a) Fotojornalismo (lato sensu) (LATIM SENTIDO AMPLO) — No sentido lato, entendemos por fotojornalismo a actividade de realização de fotografias informativas, interpretativas, documentais ou "ilustrativas" para a imprensa ou outros projectos editoriais ligados à produção de informação de actualidade. Neste sentido, a actividade caracteriza-se mais pela finalidade, pela intenção, e não tanto pelo produto; este pode estender-se das spot news (fotografias únicas que condensam uma representação de um acontecimento e um seu significado) às reportagens mais elaboradas e planeadas, do fotodocumentalismo às fotos "ilustrativas" e às feature photos (fotografias de situações peculiares encontradas pelos fotógrafos nas suas deambulações). Assim, num sentido lato podemos usar a designação fotojornalismo para denominar também o fotodocumentalismo e algumas foto-ilustrativas que se publicam na imprensa.
b) Fotojornalismo (stricto