Texto Da Suad
Brincar Aprendendo
O brincar para a criança é a forma mais prazerosa de se expressar, pois através das brincadeiras ela se desenvolve e se sente livre podendo por em prática tudo que absorveu em seu cotidiano.
Trabalhando o lúdico com o auxilio de brinquedos e brincadeiras, a criança cria seu espaço desenvolvendo comportamentos novos e se expressando. Brincar o faz de conta, faz com que a criança desenvolva sua imaginação, sua memoria criando e recriando.
Utilizando a forma lúdica estimulamos a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. O brinquedo é transmissor de conhecimentos e habilidades, não sendo usado apenas para educá-las e sim torna-las felizes, ao mesmo tempo.
Brincando mesmo sem perceber a criança expressa o que sente, e até mesmo o que vê, por meio das brincadeiras, oferecendo um ambiente lúdico com descobertas e aprendizagem pode proporcionar através das brincadeiras estimulação para fantasia, imaginação e desenvolvimento motor e cognitivo.
Trabalhando o ato de brincar o professor deve estimular as crianças nas práticas de jogos, acompanhá-las e observa-las enquanto jogam para estimular seu processo de aprendizagem.
Brincar sempre fez parte de nossa vida e com um olhar atento podemos observar a evolução humana, através da ludicidade.
Referências Bibliográficas http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=148 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/jogos-brincadeiras.shtml