Texto Cartaz
Ícone - o chapéu, óculos e a bengala funcionam como ícone pois representam o personagem principal através da semelhança.
Símbolo -
2. O signo (cartaz do filme) ao ser observado irá formar outros signos na mente do intérprete, e através do processo de interpretação, chamado de interpretante, irá formar o significado final na mente do intérprete, o qual seria a compreensão do personagem e do filme retratado.
3. Primeiridade - percepção dos diferentes doces no cartaz.
Segundidade - percepção dos formatos que os doces juntos possuem.
Terceiridade - interpretação e associação das formas com o personagem e o filme.
4. O cartaz constrói o personagem principal do filme através de elementos dele mesmo. Os doces juntos dão forma aos elementos icônicos que permitem reconhecer o personagem, Willy Wonka. A tipografia se assemelha à fonte utilizada nos produtos da fábrica, e a textura de chocolate em barra faz referência a mais um elemento de importante na narrativa do filme.
Ao analisar o cartaz o observador percebe a figura do protagonista, o chocolate que dá forma à tipografia e a variedade de doces que forma a figura, mostrando que apesar do nome, a fábrica não se limita apenas aos doces.
5. Como background foi utilizado uma mistura de cores para representar a grande variedade cromática que pode ser vista no decorrer do filme, pois cenários e as roupas dos personagens são, em grande maioria, bastante coloridas.
Analisando a singularidade de cada elemento que compõe a forma do personagem podemos denotar que a variedade de doces utilizada representa a variedade que é encontrada na fábrica. A paixão de Willy Wonka é por doces em geral e isso é refletido na diversidade de balas, pirulitos e gomas que são produzidos na fábrica, que apesar do nome, não se limita somente aos chocolates. Por isso o personagem foi reconstruído com doces, para