Sequencia didática
GÊNERO TEXTUAL “CARTAZ”
Fonte: http://www.reinodosgifs.net/festa_junina03.htm
Turma: 5º Ano Tempo de duração: 5 dias
OBJETIVO • Reconhecer o cartaz como gênero textual que circula em nosso contexto social; • Verificar que o gênero cartaz é usado para informar acerca de determinado evento, cumprindo uma função social apelativa; • Constatar que o gênero cartaz estabelece comunicação entre o emissor/receptor.
APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO O ponto de partida para o trabalho de leitura, produção e reescrita de organizado por meio de uma Sequência Didática (SD) pode ser pela percepção de uma necessidade de interação com a comunidade. Sendo assim será apresentada aos alunos uma situação de comunicação que será realizada. Portanto, será comunicado à turma que já está marcada a 10ª Festa Junina da Escola Professor Joaquim e que é preciso divulgá-la à comunidade, indagando como será feita essa divulgação.
RECONHECIMENTO DO GÊNERO TEXTUAL CARTAZ
Pesquisa sobre o Gênero e Contextualização Histórica: Questionar os alunos: quais são os textos que circulam com o objetivo de divulgação, seja para vender um produto, anunciar uma festa, divulgar uma campanha? Estimular os alunos a pensarem sobre esses textos e apresentando o nome dos mesmos, listando-os no quadro:
FAIXA – CARTAZES – PANFLETOS – FOLDERS – ANÚNCIOS NO JORNAL – OUTDOORS Conversar com os alunos que dentre esses, temos que escolher um, para divulgar a nossa festa. Qual deles poderá divulgá-la melhor? Ou seja, qual texto vocês acham que pode ser mais lido pela comunidade? Qual chamará mais a atenção da população? Propiciar reflexões que instiguem os alunos a analisar o contexto de circulação do gênero que será escolhido. É importante que eles pensem nos interlocutores prováveis para que a partir daí, selecionem o gênero que melhor represente aquela situação de uso da linguagem. Levando-os a refletir que para nessa situação o Gênero