Texto burocrácia
Sempre que se fala em Burocracia, já dá "raiva, nervoso e até mesmo desespero", e isto tudo ocorre em virtude das tradicionais sensações de: demora, papeladas, autenticações, buscar por carimbadas e assinaturas, tempo perdido (dinheiro) e sinal de aborrecimentos pela frente até que tudo se resolva. E quando a última assinatura que falta é daquele funcionário que acabou de entrar de férias ou está sob licença médica, ou ainda pior, quando é "indispensável" o reconhecimento de firma de alguém que já morreu etc. Enfim, isto realmente é muito cansativo, porém a "BUROCRACIA" não deve ser assim.
A burocracia representa apenas um conjunto de normas, regras e procedimentos a serem adotadas por uma empresa, organização ou instituição. Primeiramente deve seguir o que "diz a lei", ou seja, não pode ter exigências ou até mesmo cobranças indevidas (inconstitucionais). Deve respeitar ao consumidor, não deve ser extremamente rígida, pois cada caso é um caso e para isto as pessoas envolvidas devem ter inteligência, bom senso e criatividade para analisar e resolver o casos atípicos, ou seja, as exceções.
O poder de flexibilizar a burocracia, deve ser uma responsabilidade da empresa, organização ou instituição que busca pela satisfação dos seus clientes. As organizações modernas e "inteligentes" sabem que este é o caminho, tendência das organizações que sobreviverão em um futuro bem próximo, pois o cliente espera ser valorizado, respeitado, tratado sempre como "CLASSE A, VIP, ESPECIAL". Para que isto ocorra, é necessário o equilíbrio, e não a empresa prender-se tanto a uma regra (que as vezes nem é tão importante assim) que poderá ser capaz não atender ou resolver o problema ou necessidade do cliente. Daí é que ocorrem as insatisfações e tantas reclamações por parte dos clientes.
A burocracia é necessária, mas uma burocracia saudável,