Henry Ford e Max Weber
1 quem foi henry ford e sua contribuIção para a administração
Henry Ford foi um importante engenheiro americano, nascido nos Estados Unidos em 1863. Foi o ‘pioneiro’ no ramo do automobilismo norte-americano, criando a Henry Ford Company em 1902, no início apenas uma sociedade de estudos e pesquisas, e em 1903 fundou então a Ford Motor Company, que se transformou em um poderoso empreendimento industrial (O JUDEU INTERNACIONAL, 1989).
Sua primeira linha de montagem foi com o Ford Modelo T (conhecido no Brasil como Ford de Bigode) em 1913 revolucionando os processos da linha de produção e tornando-se um marco de referência no mundo até os dias de hoje (A EVOLUÇÃO..., texto digital, 2013).
Antigamente, o processo de produção das indústrias era mais lento pelo fato de não possuírem toda a tecnologia que temos disponível hoje. Para serem feitos, os produtos eram fabricados um de cada vez.
Com Henry Ford não foi diferente. Segundo o texto “A Evolução da Produção em Série” publicado no site da Ford, para fabricar seus automóveis;
[...] O veículo ficava assente no chão durante o processo de construção enquanto os mecânicos e respectivas equipas [sic] de apoio preparavam as peças e voltavam ao carro para monta-las a partir dos chassis. Para acelerar o processo, os veículos eram de seguida montados em bancas que eram deslocadas de uma equipa [sic] de operários para outra.
Ainda segundo o texto, objetivo de Ford era a automatização, ou seja, um método mais automático e rápido de produção, que garantisse produzir mais carros em menos tempo. Ao invés de os operários ficarem indo de um carro para o outro que estava sendo montado, o carro era deslocado para os operários através de guinchos ou esteiras, fazendo com que a produção aumentasse.
A palavra automatização significa: “1 Ato ou efeito de automatizar. 2 Emprego da eletrônica nos processos de produção de fábricas e oficinas, de tal modo que