comportamento humano nas organizações
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: Administração
DISCIPLINA: Comportamento Humano nas Organizações
PROFESSOR(ES): Márcia Cristiane de Abreu Rosângela Mª M. Soares Heinski
CRÉDITOS: 04
HORAS/AULA TOTAIS: 68
ANO/SEM.: 2014 - 2
ATIVIDADE PRATICA Nº 1
Esta atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente, consiste em um exercício de leitura e reflexão sobre a burocracia nas organizações. Para este exercício será necessária a leitura prévia do capítulo 1 do livro texto da disciplina, disponível na NetAula, e também do texto Burocracia é prejudicial à competitividade de 92% das indústrias, revela sondagem da CNI (no Anexo 1). Com a leitura e atividade proposta, você estará em melhores condições de participar do Fórum de Conteúdo 1.
Quando falamos em burocracia, o que primeiro nos vem à mente é a ideia de algo emperrado, uma organização onde existem muitas regras e rotinas, onde predomina um sistema com excesso de documentação e fluxos desnecessários. Não era essa a concepção de Max Weber, autor que cunhou o termo burocracia. Weber viveu entre 1864 e 1920. Nos seus estudos estava interessado nos aspectos referentes à organização formal, isto é, os meios racionais utilizados para dirigir as atividades de muitos indivíduos ocupantes de cargos diferentes, visando atingir um objetivo comum.
Após a leitura do Capítulo 1 e do texto no Anexo 1 (Burocracia é prejudicial à competitividade de 92% das indústrias, revela sondagem da CNI), elabore um texto com no mínimo 10 linhas apresentando os prejuízos e problemas relacionados com a Burocracia nas organizações, sendo elas, públicas ou privadas.
Essa atividade servirá de subsídio para a participação no Fórum de Conteúdo 1 na NetAula.
É necessária, para o próximo encontro, a leitura do Capítulo 2 do livro texto da disciplina, que trata sobre os comportamentos Aparentes e Subjacentes e os Mecanismos de Defesa. O aluno também pode