Agenda pós-moderna
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT
CAMPUS XVI
Ana Carla de Souza Santos Oliveira
Fichamento
O Que É Agenda “Pós-Moderna”?
IRECÊ-BA
2011
ANA CARLA DE SOUZA SANTOS OLIVEIRA
O QUE É AGENDA “PÓS-MODERNA”?
Fichamento Apresentado ao Curso de Pedagogia UNEB - Universidade Estadual da Bahia – Campos XVI – Irecê - Ba, para a disciplina Sociologiada Educação
Prof. Claúdio Félix
IRECÊ-BA 2011
As muitas mortes da modernidade
Durante a I Guerra Mundial, Oswald Spengler escreveu seu famoso e desagradável livro, A decadência do Ocidente, proclamando que a civilização ocidental e seus valores dominantes chegavam ao fim. Os laços e tradições que mantinham coesa a sociedade estavam apodrecendo, e as solidariedades da vida se desintegravam, juntamente com a unidade de pensamento e cultura.
O Ocidente inevitavelmente já passara de seu outono de uma (já destrutiva) “iluminação”, ou “iluminismo, para um inverno de individualismo e niilismo cultural.(p.7).
.... entre esses dois anúncios do declínio de uma época, o primeiro publicado em 1918 e o segundo, em 1959, há, grandes divergências ideológicas – os sentimentos antidemocráticos de Spengler contra o radicalismo de Wright Mills... do primimeiro Iluminismo versus a aceitação, ainda que um tanto inútil, dos valores desta doutrina pelo segundo. Mas há também a contribuição de uma catastrófica história de depressão, guerra e genocídio que se seguiu uma promessa de prosperidade material – uma excedendo os piores receios da humanidade até o presente, a outra, as esperanças mais visionárias. (p.7,8)
Muitos dos principais objetivos do