Texto ATPS
A enfermagem está fundamentada pelo cuidar, essência da profissão, com influência na vida das pessoas, pois representa, também, o meio de expressão e valorização do ser humano.
O enfermeiro para ser atuante precisa saber englobar em seu currículo o conhecimento prático, científico e demonstrar habilidade e competência nas funções assistenciais de cuidado ao paciente, assumindo a responsabilidade para o desempenho e reabilitação da saúde.
Para uma melhor assistência, a equipe de enfermagem possui diversos tipos de tecnologia onde estão inclusos equipamentos, materiais para procedimentos técnicos, folhetos educativos, planejamento em saúde entre outros. O conhecimento é uma das tecnologias mais aplicada, pois nos permite o manuseio de equipamentos, realizar procedimentos, dar atenção e orientar o paciente.
Pode-se afirmar que a saúde coletiva tem um grande compromisso com a saúde mental. Isto é, o Ministério da saúde, cada vez mais, tem apoiado a criação de centros de atenção psicossociais. Como consequência deste apoio, o número de centros psicossociais cresceu significativamente. E a saúde coletiva, por sua vez a partir de seus serviços públicos, tornou-se responsável por garantir acesso na assistência prestada nesses locais.
O profissional de enfermagem atua desde a assistência necessária para a recuperação desses pacientes, como também contribuem para integrar os mesmo com a sociedade, através de terapias e atividades.
No setor de Urgência e Emergência, encontramos aparelhos de alta tecnologia e profissionais capacitados com conhecimentos teóricos e práticos para atendimento e suporte